Igreja de São João


A Igreja de São João, mais conhecida como Co-Catedral de S. João (em maltês: Kon-Katidral ta’ San Ġwann ), localizada em Valletta, Malta, foi construída pelos Cavaleiros de S. João entre 1573 e 1578. Incumbida pelo Grão-Mestre Jean de la Cassière em 1572 como igreja conventual da Ordem dos Cavaleiros de S. João do Hospital - conhecidos como Hospitalários ou Cavaleiros de Malta, a Igreja foi desenhada pelo arquitecto militar maltês Gerolamo Cassar que delineou alguns dos edifícios mais proeminentes de Valletta.

O exterior austero da Catedral, construída imediatamente após o Grande Cerco de 1565, possui reminiscências de um forte militar.

O interior, em grande contraste com a fachada, é extremamente ornamentado e foi decorado no auge do período Barroco. O interior foi largamente decorado por Mattia Preti, artista da Calábria e Cavaleiro da Ordem. Preti traçou as complexas paredes de pedra, pintou os tectos abobadados e os altares laterais parecem ao com cenas da vida de S. João. Curiosamente, as figuras pintadas no tecto junto a cada coluna para o espectador parecem inicialmente estátuas a 3 dimensões, mas, sob olhar atento, vemos que o artista criou astutamente a ilusão de uma tridimensionalidade através do uso e da colocação das sombras. Também digno de nota é o facto de que todo o entalhe foi realizado no local (in situ) em vez de as partes terem sido entalhadas de forma independente e, em seguida, ligadas às paredes (através de estuque). O calcário maltês de que a catedral é construída presta-se particularmente bem a estas esculturas intrincadas.

A Co-Catedral de S. João foi a igreja conventual dos Hospitalários (Cavaleiros de S. João). Conventual no sentido de convento, que com o tempo cresceu até atingir igual proeminência com a catedral do arcebispo em Mdina. O nome, Co-Catedral, refere-se ao seu papel dual, mas tardio. Por vota de 1820, foi permitido ao Bispo de Malta, cuja Sé estava em Mdina, usar S. João como Sé alternativa; daí o nome de Co-Catedral. O lugar onde a Co-catedral foi construída pertence ao Governo de Malta e o cuidado da co-catedral e do museu foi entregue à Fundação da Co-Catedral de S. João, cujo secretário executivo é o Dr Claude P.P. Busuttil. A curadora é a Sra. Cynthia de Giorgio, enquanto que o coordenador de projectos é o Sr. Dane Munro.
(Fonte: Wikipédia)






Sem comentários:

Enviar um comentário