Mdina e Rabat

Mdina é uma cidade amuralhada situada no oeste de Malta. Anteriormente era chamada Citta Vecchia e foi a capital do país até que a substituíram para Valletta, em 1570. Possui uma área de 2.500 m², com uma população de 258 habitantes (2005). Tem belos palácios e edifícios religiosos que datam do século XV, alguns ocupados atualmente por famílias aristocratas.

A história de Mdina remonta mais de 4000 anos . Segundo a tradição foi aqui que em 60 dC, que o apóstolo São Paulo disse ter vivido depois de um naufrágio nas ilhas . Além disso, é dito que São Paulo residia no interior da gruta conhecida como Fuori le Mura ( do lado de fora das muralhas da cidade ), agora conhecida como Gruta de São Paulo em Rabat. Conhecidaida como "a cidade silenciosa", Mdina é fascinante para se visitar na sua atmosfera atemporal, assim como seus tesouros culturais e religiosas.

Mdina teve diferentes nomes e títulos, dependendo de seus governantes e do seu papel, mas o seu nome medieval descrevê-a melhor - ' Citta' Notabile ' ( a cidade nobre ).

Era, então como agora, residência de famílias nobres de Malta, sicilianos e senhores espanhóis que fizeram Mdina sua casa a partir do século 12. Palácios impressionantes alinham suas ruas estreitas e sombrias .

Mdina é um dos melhores exemplos, na Europa, de uma antiga cidade murada e extraordinário na sua mistura de arquitetura medieval e barroca.

Nas proximidades de Mdina, Rabat desempenhou um papel importante no passado de Malta e é uma fonte privilegiada de seu patrimônio cultural.

Este grande município era parte da cidade romana de Melita , com os locais e as relíquias arqueológicas encontradas atestando a importância da cidade durante o período romano .

Por muitos séculos as ordens religiosas se estabeleceram-se nas proximidades de Rabat e franciscanos , dominicanos e agostinianos ainda florescem ali nos seus conventos e mosteiros espaçosos.

A cidade é um centro comercial e age como um mercado para sua grande produção agrícola doméstica.

Rabat também está bem estabelecido no mapa turístico devido a seus sítios arqueológicos e históricos: a villa romana ( Domus Romana ) , catacumbas , Gruta de São Paulo e as belas igrejas e mosteiros.










Catedral e Museu de São Paulo

A actual catedral foi construída após o terremoto Mdina de 1693 e é considerado um dos melhores exemplos de Maltese barroco.

Projetado pelo arquiteto Lorenzo Gafa , a catedral foi erguida entre 1697 e 1702 .

Os destaques incluem a pintura da Conversão de São Paulo por Mattia Preti , o piso de mármore ornamentado, uma pintura do painel toscana do século 15 da Virgem com o Menino e os afrescos representando o naufrágio de São Paulo na abside . 

O museu da catedral situa-se num edifício barroco ao lado da catedral. Junto com a habitual recolha de tesouros da igreja - paramentos , cálices etc , ele também tem uma bela coleção de gravuras de Durer .









Sem comentários:

Enviar um comentário